A perda de um ente querido, trabalho, saúde, relacionamentos, abortos, dentre outros, são situações que nos causam luto e dor. Mas é possível facilitar essa vivência e iniciar a elaboração dos nossos sentimentos através da compreensão e reflexão.
Este projeto, que inspirou e deu nome `a Flor de Lótus, foi desenvolvido para trabalhar o luto, as perdas e seus procesoos individuais e coletivos no território de Brumadinho. Posteriormente foi apresentado à Vale e à Avabrum (Brumadinho) em maio de 2021. Hoje trabalhamos em variados espaços, dentre associações e outros.
Objetivos :
Facilitar a a vivência, elaboração e ressignificação do luto e perdas individuais e coletivas
Promover atividades que possibilitem a compreensão e reflexão dos processos internos ligados a esses temas
Criar grupos de apoio que trabalhem a transformação da dor e possibilitem continuar os processos de mudança
Favorecer a troca de experiencias para que contribuam além da elaboração do luto ao fortalecimento de vínculos comunitários saudáveis
Motivar os participantes a darem continuidade aos projetos pessoais e retomarem suas vidas
Programação
Apresentação e Fases do Luto
Sentimento de culpa e negação
Trabalhando a raiva
Libertando-se da tristeza e da dor
Aceitação: ativando a cura
Desapego e despedida
Memorial
Balanço da vida (novos projetos)
Esse processo ocorre por meio de 10 encontros / 1 por semana em grupo, abordando as diversas dimensões física, emocional, mental e espiritual dos seres humanos.
Usamos ferramentas como a música,o canto, histórias, poesias, vivências, dinâmicas, técnicas de harmonização, dentre outras.
Nossa metodologia foi extraida em grande parte do Programa desenvolvido por Sri Sathya Sai Baba (Programa Sathya Sai Educare – PSSE em Valores Humanos) que está sendo aplicado em 178 escolas no mundo todo, há mais de trinta anos (desde a pré-escola até a universidade).